Como limpar seu armário em 6 passos!
Domingo pela tarde, nada para fazer e de repente deu aquela vontade de organizar seu armário! Mas sempre há alguma coisa que não te deixa concluir sua boa intensão. Aquela Jaqueta que sua avó deu de presente nos seu 15 anos (e que nunca usou!), a camiseta que guardou de lembrança do seu primeiro namorado, aquele vestido do baile de formatura….
A roupa não é só roupa, também é uma maneira de nos expressar e de guardar lembranças. Mas se quiser terminar sua tarefa programada terá que se esquecer das emoções e tomar algumas decisões difíceis. Mas pode contar com nossa ajuda!
Limpando seu armário passo a passo
Na hora de fazer aquela limpeza, responda a estas perguntas (e seja muito sincera!):
1) Você gosta?
Sim: Passe para a pergunta número 2.
Não: Não deixe mais no seu armário. Pode doar, vender pela Internet, dar para uma amiga… Mas chegou a hora de tirar do seu armário.
*Dúvida Perigosa: Não gosto, mas seria bom continuar conservando.
Porque? Se você não gosta, possivelmente não vai usar a peça, ela ocupará espaço e multiplicará o famoso e terrível sentimento de “não tenho nada para vestir” que transforma a tarefa de se vestir numa obrigação e não em um prazer.
2) Está manchado?
Sim: Averigue se a mancha pode sair facilmente. Se não, vale a pena levar na lavanderia? Eles poderão salvar essa peça e eliminar a mancha? Pode ser o momento de dizer adeus!*
Não: Passe para a pergunta número 3.
*Dúvida Perigosa: Hummmm… Não importa, ninguém notará a mancha… Mentira. Se você acredita que a mancha pode sair, ótimo. Se não, melhor eliminar do seu armário, possivelmente você não usará porque ao ter outras roupas se sentirá incomoda pensando que todo mundo vai ver a tal mancha.
3) Está descolorido?
Sim: Hora de dar o Tchau.*
Não: Passe para a pergunta número 4.
*Dúvida Perigosa: Mesmo estando descolorido, ainda posso usar para estar em casa.
Não, se é uma camisa ou short descolorido pode sim ser útil para ficar deitada no sofá da sala assistindo tv, e se for um vestido? vai usar assim? Hora de pensar novamente se vale a pena conservar!
4) Tem bolinhas, está rompido o desfiado?
Sim: Se você é uma costureira ou conhece uma poderá arrumar, então pode ficar. Se não, é hora de jogar fora.*
Não: Passe para a pergunta número 5.
*Dúvida Perigosa: Vou guarda e arrumar. Seja realista. Se não vai perder tempo para arrumar ou gastar dinheiro com uma costureira, não o conserve. Pode jogar fora!
5) Fica bom?
Sim: Passe para a pergunta número 6.
Não: Então, que espera para eliminar do armário? *
*Dúvida perigosa: Antes ficava bom.
Se para voltar a ficar bom, você pode arrumar com a costureira alguns detalhes, está bem! Mas se é impossível ou se for muito caro, pense: Vale a pena?
6) Quando foi a última vez que usou?
Faz algumas semanas: Conserve a peça! É muito provável que agora você use mais frequentemente, pois já estamos eliminando varias peças!
Faz muitos meses: Se conseguiu passar as 5 perguntas anteriores mas você se deu conta que não a usa faz muito tempo, não a jogue, deixe reservado. Guarde numa sacola plástica para proteger e guarde em outro lugar que não seja seu armário. Ela continua sendo uma ótima peça e você com certeza voltará a usar.
*Dúvida Perigosa: Não preciso guardar, saiu de moda e nunca mais usarei. Não é verdade, só precisa de um tempo sem ver para saber se é verdade ou não, as modas sempre voltam.
Hora de manter o armário em ordem!